Nem sempre continuar amiga do ex é uma boa ideia. A Ciência explica


TÉRMINOS DE RELACIONAMENTO NEM SEMPRE SÃO FÁCEIS e, é praticamente inevitável que algumas das partes saia mais ferida que a outra. Muitas vezes, em função de tentar apaziguar essa situação, deixar um clima mais ameno no ar e demonstrar certa compaixão,MUITOS OPTAM POR CONTINUAR A AMIZADE DEPOIS DE TUDO. A Ciência mostra, contudo, que essa necessidade pode estar diretamente LIGADA A ALGUNS DOS TRAÇOS MAIS OBSCUROS DA PERSONALIDADE HUMANA.
Psicólogos da Oakland University (EUA), que conduziram o estudo publicado recentemente na “Personality and Individual Differences”, entrevistaram 861 candidatos e pediram a eles que listassem as cinco maiores razões pelas quais permaneceram amigos do (a) ex. Enquanto uma boa parte da amostra respondeu que queria manter uma relação cordial devido ao apego e confiança construídos previamente, aqueles que pontuaram mais alto nas questões emocionais, foram primariamente impulsionados pelas características mais sombrias da psiquê nesse aspecto, como NARCISISMO, PSICOPATIA E MAQUIAVELISMO – sobre a doutrina de Marvel, cuja célebre frase viajou o mundo e é escutada até hoje: “OS FINS JUSTIFICAM OS MEIOS”.
Narcisistas preferem continuar a amizade depois do fim em função da dificuldade de aceitar a perda e lidar com a própria falha FOTO: thinkstock
NARCISISTAS PREFEREM CONTINUAR A AMIZADE DEPOIS DO FIM EM FUNÇÃO DA DIFICULDADE DE ACEITAR A PERDA E LIDAR COM A PRÓPRIA FALHA FOTO: THINKSTOCK
A USABILIDADE E O POTENCIAL ACESSO AO SEXO FÁCIL COM ANTIGO PARCEIRO num futuro que pode não ser distante foram os motivos que mais se destacaram nesse momento – homens, especialmente, têm mais propensão a valorizá-los que as mulheres. Elas, no entanto, apresentaram maior tendência ao rompimento mais seco e rápido, justamente como uma maneira de evitarem cair nesse tipo de tentação.  O PÚBLICO MASCULINO É MAIS INCLINADO A, INCLUSIVE, BUSCAR POR AMIZADES ATRAENTES, como um possível caminho para terminar na cama.
O narcisismo apontado no estudo, tem a ver com aqueles perfis que frequentemente consideram a união muito mais pelo lado do interesse próprio. E, ao final de tudo, a vantagem em manter o contato tem a ver com as oportunidades que o indivíduo terá deEXPLORAR AS FRAQUEZAS E VULNERABILIDADES DO OUTRO, como meio de RETOMAR O SENSO DE PODER E CONTROLE. Ele não corta os laços afetivos porque SE PRENDE AOS SENTIMENTOS DE REJEIÇÃO, num esforço para ACEITAR AS SUAS FALHAS E ADMITIR A PERDA.
Share on Google Plus

About Administrador

0 comentários:

Postar um comentário